Em meu outro blog escrevi sobre a atual situação do Brasil em relação ao Corona Vírus e peço que façam uma leitura: BRUNO OLIVEIRA: O DESESPERO TOMA CONTA DO BRASIL - MANAUS ERA O COMEÇO (brunooliveirabrunooliveira.blogspot.com)
Como falei no pequeno texto do link, "hoje", é o terceiro dia seguido em que o Brasil confirma mais de 2.000 mortes por dia em decorrência do covid-19".
Nessa situação, onde está Deus?
Vemos declarações importantes do Ex - presidente Lula colocando a culpa pela maioria das mortes pelo Corona Vírus, nas Igrejas: Lula culpa as igrejas pela maioria das mortes por Covid-19 no Brasil - Gospel Minas.
Vemos também o Presidente Bolsonaro entrando no supremo contra atuações das unidades da Federação para tentar barrar o avanço do agravamento das contaminações pelo CoronaVírus: Bolsonaro faz ofensiva no Supremo contra ações restritivas nos estados (correiobraziliense.com.br)
Concluímos que o Presidente Bolsonaro e o ex-presidente estão preocupados com a política em vez de uma preocupação com a vida.
E onde está Deus, nesse momento?
O Deus Todo-Poderoso é eterno, nada ocorre nesse mundo sem a ação permissiva de Deus. Bom, não tenho muita habilidade para dissertar sobre o assunto, porém, tudo que ocorre neste mundo é com a permissão de Deus. Será?
Em meu entendimento, Deus interfere minimamente nas ações do homem na terra, interfere de forma tão pequena que o curso das coisas não mudam e seguem o seu plano inicial.
Deus planejou que o homem vivesse eternamente, hoje, a eternidade está ao alcance de todos.
Deus institui a família e, sem a família, não haveria a igreja como à conhecemos, não haveria avós, tios, irmãos, enfim, tudo de acordo com os planos de Deus.
Teologicamente e usando a racionalidade, sabemos que há muitos questionamentos sobre a teoria de todas as coisas, principalmente em relação ao principio delas, por isso, Cristo foi bem enfático, na divulgação de suas boas novas: É preciso, primeiro de tudo, crer. Então, a crença, a fé nas palavras de Jesus, são o principio para chegarmos em um entendimento importante.
A principal preocupação de Deus é com as coisas espirituais, é com a salvação das almas, é com a conversão destas que Deus mais se alegra e festeja. As questões do mundo, as ações do homem no mundo e o próprio mundo, Deus nos deu as ferramentas necessárias para que pudéssemos ter uma vida plena, no entanto, quando nos deparamos com situações muito importantes e que não conseguimos sanear, oramos à Deus para que Ele interfira de alguma forma e minimize a dor ou a dificuldade.
Em Genesis 2.16-17: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.O texto diz “...dela não comerás...”
Se a vontade de Deus era que não comesse, a vontade de Deus muda, quando diz que não é sim, e quando diz que sim é não?
Houve de Deus autorização para que Adão comesse?
Houve de Deus consentimento para que Adão comesse?
Onde está escrito no texto que Deus permite que Adão coma da árvore do conhecimento do bem e do mal?
“A doutrina da criação nos conduz ao conceito da administração da criação pelo homem, que deve ser contrastada com a noção secular do mundo como propriedade do homem. A criação não nos pertence; nós apenas a governamos como representantes de Deus. Nossa missão é “ser os administradores da criação de Deus”, e, assim, somos responsáveis pela maneira como exercemos esse papel”. (McGrath, 2005, página 353.)
Então, quer dizer que o homem é livre para fazer o que quiser?
É isso mesmo. E isso é fantástico.
Para Deus intervir em alguma situação na terra é somente através da oração, mas, qualquer oração serve?
Acompanhe o texto:
E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.
E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.
E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.
Como vemos, o filho de Deus orou por 3 vezes à Deus para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. e disse mais: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
Assim, temos a certeza que os planos de Deus jamais serão frustrados. Todavia, devemos orar. acompanhe essa outra oração:Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
Vemos duas situações importantes, a oração de Jesus no Getsemani e a Oração de Josué quando a terra parou. Em uma, Deus não atendeu a oração de Jesus e na outra Deus atendeu a oração de Josué.
Quando sabemos que as orações serão atendidas?
Não sabemos! Pois, os planos de Deus não podem ser frustrados e não sabemos onde estamos situados no plano de Deus para que nossas orações sejam atendidas, no entanto, mesmo assim, oramos e apelamos à misericórdia de Cristo, pois o maior preço já foi pago por Jesus e nos possibilitou ter acesso à vida eterna novamente.
Precisamos continuar orando e não quero dizer aqui que, ao orarmos, Deus intervirá, jamais devemos tirar as responsabilidades do homem.
Hoje, a responsabilidade da igreja é Orar, mas você pode orar também, inclusive junto com a igreja e até se transformando parte dela, a do Governo é de Governar, mas você escolhe o Governo.
E Deus? Deus é Deus, se ninguém orar, ele continua sendo Deus.
A paz de Cristo à todos.
sugiro essa leitura também:
Teologia com Propósito: Existe Vontade Permissiva de Deus? (teologiacomproposito.com)


